Quando o pessoa que prejudicou Você não parece enfrentar nenhuma conseqüência, manter um rancor pode parecer a única maneira de restaurar qualquer tipo de justiça. Evidente, eles podem estar completamente alheios com a tensão e a amargura não resolvidas que se enquadram no fundo de você, mas ainda assim: há um tanto estranhamente gratificante em prometer que eles não saíram sem escocês (mesmo que esteja somente na sua cabeça).
Se você acha que rancores são mesquinhos, eles são um tanto com que muitas pessoas podem se relacionar, de convénio com Janet Bayramyan, LCSWum psicoterapeuta com sede em Los Angeles. “Para alguns, é uma maneira de validar emoções, uma vez que se estivesse com raiva, você está certificando -se de que o inexacto é reconhecido”, diz Bayramyan, o que explica por que deixar de lado um rancor pode sentir uma vez que se você esteja subestimando essa dor . Mas a veras é que carregar ressentimento não os punindo – nem é ajudá -lo. De convénio com Bayramyan, as fantasias de vingança somente drenam sua robustez mental e o encherão de frustração e amargura – razões válidas pelas quais está dentro seu O melhor interesse em se libertar da negatividade.
Dito isto, seguir em frente não significa que você deve ser a “pessoa maior” ou fingir que as coisas estão muito quando não são – e essas dicas de especialistas podem ajudá -lo a colocar isso de maneira realista para trás de uma maneira que não minimize seu dor ou suas ações.
1. Valide suas emoções sem julgamento.
Não vamos expressar para você somente “perdoar” e abraçar vibrações positivas quando você está fervendo de um ex manipulador que traiu vocêo valentão que fez do seu ensino médio um inferno vivo, ou o colega de trabalho que sabotou sua promoção.
“É mais do que bom permanecer magoado ou com raiva”, diz Bayramyan. Logo, em vez de negar seu sangue ruim ou empuxar a dor (o que só alimentará seu rancor), comece com o reconhecimento de “isso me chateou, e tudo muito” ou o que quer que seja verdade para você. Nomear uma vez que você se sente pode ajudá -lo a entender melhor suas emoções, ela acrescenta – um primeiro passo poderoso para deixar ir e aprender a sanar.
2. Interrompa sua resposta emocional com uma distração.
Certos gatilhos podem despertar seu rancor e a raiva, o emulação ou o julgamento que o acompanha. Você encontrou o grupo de amigos do seu ex em um bar. Alguém mencionou o nome em uma conversa passageira. O perfil do LinkedIn foi recomendado em suas notificações – todos os lembretes inconvenientes de por que você não pode suportá -los.
Para esses momentos fora do seu controle, os dois especialistas recomendam ter um projecto de jogo para redirecionar sua robustez, idealmente para um tanto que acalma e Distraia você. “Atividades físicas uma vez que manobra ou limpeza podem queimar a adrenalina que alimenta sua raiva” Alicia Hodge, Psydum psicólogo médico licenciado com sede em Washington, DC, e professor coadunado da Escola de Psicologia Profissional de Chicago, disse a Self. Tomadas criativas uma vez que esboço, geraçãoou ortografar também pode ser “uma maneira construtiva de processar suas emoções”.
A chave, diz Hodge, é encontrar um hobby que exige que você use sua mente e corpo. Quando terminar, você terá interrompido a lesma do ressentimento em vez de permanecer recluso nela.
3. Escreva uma epístola de fechamento (mas não envie).
Uma das melhores maneiras de obter raiva, desengano e amargura que consomem sua cabeça, segundo ambos os especialistas, é transferi-los para o papel. ““Escrevendo seus verdadeiros pensamentos E sentimentos, uma vez que se você estivesse falando com a pessoa, pode surpreendentemente trazer nitidez ”, diz Hodge. É sua chance de expressar tudo o que você está segurando – sem o estresse de um confronto real de IRL. (É por isso que não é uma teoria inteligente enviar a epístola, a menos que você esteja pronto para o drama.)