0.7 C
Nova Iorque
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

O sigilo mais muito guardado da sua pele: o microbioma


Leitura: 5 minutos

O que é invisível, mas crucial para uma pele resplandecente? O mundo incrível que vive muito em sua pele. A qualquer momento, milhares de microorganismos estão trabalhando duro – muito pequenos para ver, mas absolutamente essenciais para a saúde e a vitalidade da pele.

Se você pudesse olhá -los sob um microscópio, descobriria um ecossistema formado de bactérias, fungos e outros microorganismos (isso é uma coisa boa, prometemos!). Juntos, eles criam o que é chamado Seu microbioma de pele.

Para saber mais sobre o que é, o que faz e uma vez que você pode cuidar disso, sentamos com Albert Navasa, profissional em assuntos médicos corporativos da ISDIN, para obter suas idéias especializadas.

O que é o microbioma da pele?

Fazendo Albert a mesma pergunta, ele começa com uma definição direta: “O microbioma da pele é a coleção de microorganismos que vivem na pele e em outras partes do corpo humano”. Mas há muito mais nisso.

O microbioma do seu corpo é um ecossistema vivo e respiratório. Oriente mundo microscópico não somente protege sua pele – também regula as principais funções, uma vez que seu sistema imunológico e saúde universal.

Albert descreve isso uma vez que um universo único precípuo para o seu bem-estar, e ele compartilhou alguns fatos interessantes para ajudar a enfatizar sua relevância. Porquê:

  • Se forma no promanação: A partir do momento em que você nasceu, seu microbioma começa a se desenvolver. O contato antecipado com sua mãe fornece a transferência de microrganismos essenciais.
  • É tão único quanto sua sentimento do dedo: O microbioma de todos é dissemelhante, moldado por genética, meio envolvente, dieta e estilo de vida.
  • É mais pesado do que você imagina: O microbioma do seu corpo pode tarar até 4,4 libras – aproximadamente o mesmo que alguns órgãos vitais uma vez que seu cérebro.

No entanto, seu microbioma não é somente um grupo de micróbios aleatórios – é uma rede. Quando se trata de sua pele, cada microorganismo desempenha seu papel, fortalecendo seu função de barreira ou alertar seu sistema imunológico para possíveis ameaças.

“Compreender seu microbioma abre uma perspectiva totalmente novidade sobre a pele. É um lembrete da incrível conexão entre seu corpo e levante mundo microscópico ”, continua Albert.

“Compreender seu microbioma abre uma perspectiva totalmente novidade sobre a pele. É um lembrete da incrível conexão entre seu corpo e levante mundo microscópico. ”

O que o microbioma da sua pele faz?

O que o microbioma da sua pele faz?

Enquanto seu corpo possui vários microbiomas (tripa, boca e assim por diante), o microbioma da pele tem suas próprias tarefas essenciais. Albert destaca alguns papéis importantes:

1. Protege sua pele uma vez que um escudo

Seu microbioma atua uma vez que uma barreira procedente, Defendendo sua pele contra bactérias nocivas, alérgenos e poluentes. Pense nisso uma vez que uma equipe de segurança invisível que ajuda a parar os invasores antes que possam ocasionar danos.

2. Regula seu sistema imunológico

Não se trata somente de proteção física. “O microbioma da sua pele Treina seu sistema imunológico para expressar a diferença entre microorganismos úteis e prejudiciais ”, compartilha Albert. Em outras palavras, é também o treinador que lidera sua equipe defensiva.

3. Ajuda a pele para sanar e se renovar

Quando sua pele é danificada (digamos um pequeno golpe ou arranhão) microorganismos benéficos entre em ação. Eles reduzem a inflamação, apóiam a tratamento e pronta a regeneração celular, ajudando a manter a pele pronta para qualquer coisa.

4. Mantém as coisas equilibradas

Seu microbioma ajuda Regule o pH procedente da sua pelemantendo -o ligeiramente ácido (em torno de 4,5 a 5,5). Oriente envolvente é precípuo para manter uma possante barreira da pele, impedindo a perda de umidadee reduzir a sensibilidade aos irritantes.

Quais são as características de um microbioma saudável?

Quais são as características de um microbioma saudável?

Um microbioma saudável mantém a pele possante, hidratada e resiliente. Cá estão alguns sinais de que as coisas estão no caminho perceptível:

  • Uma barreira de pele possante: Esta estrutura semelhante a tijolo e argamassa é a primeira traço de resguardo da sua pele contra o mundo exterior. Quando está feliz, equilibrado e trabalhando em conjunto com um microbioma possante, Ajuda sua pele a manter a umidade e manter os irritantes fora.
  • Microorganismos úteis abundam: Um microbioma saudável inclui muitos bom bactérias. Eles ajudam a manter as bactérias prejudiciais sob controle, produzindo respostas de resguardo naturais.
  • O pH perceptível: Quando o pH da sua pele permanece ligeiramente ácido, ele cria o envolvente ideal para funções de proteção fazer o seu melhor trabalho.

Albert simplesmente: “Um microbioma equilibrado é uma vez que um ecossistema auto-suficiente. Se você cuidar disso, cuida de você. ”

Porquê é a pele com um microbioma saudável?

Quando o seu microbioma está em boa forma, ele mostra. Cá está o que procurar:

  • Sua pele parece macia, uniforme e suave, sem manchas excessivamente ásperas ou secas.
  • Você normalmente gosta de pele com um cintilação saudável, livre de áreas maçantes ou vermelhas.
  • Sua pele responde muito a produtos de pele confiáveis, com poucos casos de irritação ou sensibilidade.

O que acontece se houver um desequilíbrio no meu microbioma?

O que acontece se houver um desequilíbrio no meu microbioma?

Um microbioma desequilibrado, ou disbiose, acontece quando fatores diários Porquê o estresse, a dieta ou os irritantes externos atrapalham os níveis de bactérias úteis. Albert explica que isso pode levar a:

  • Uma barreira enfraquecidatornando sua pele propensa a secura, descamação ou até rachaduras.
  • Inflamaçãoque pode ocasionar vermelhidão, inchaço ou prurido persistente.
  • Um desenvolvimento excessivo de microorganismos nocivoscontribuindo para questões uma vez que acne ou infecções.
  • Aumento da sensibilidademuitas vezes desencadeados pelo estresse ou hábitos prejudiciais.

Profissional dica: Embora nossos especialistas tenham revisado levante cláusula, seu dermatologista conhece melhor a sua pele. Vá para uma visitante se sentir que um tanto está inverídico.

Porquê cuidar do seu microbioma

Como cuidar da sua pele - creme à mão

Albert compara cuidar do seu microbioma para cuidar de um jardim. Com a atenção e as ferramentas certas, a formosura procedente da sua pele pode florescer. Ele explica: “Muitas pessoas não percebem que suas rotinas diárias podem estribar ou prejudicar seu microbioma”.

Portanto, qual é o juízo dele? Cá estão cinco dicas de especialistas.

Faça o seu melhor para:

  • Use limpadores suaves: Escolha produtos que protejam os óleos naturais e o pH da sua pele. Óleos de limpeza são um ótimo lugar para debutar.
  • Hidratar regularmente: Hidratantes com ingredientes uma vez que ácido hialurônico ou uréia Crie o envolvente perfeito para o seu microbioma prosperar.
  • Incorporar probióticos e prebióticos: Considere aditar mais deles à sua dieta por meio de vitualhas ou suplementos frescos para nutrir bactérias benéficas e estribar o estabilidade.

Se verosímil, evite:

  • Limpar com excesso: Lavar o rosto com muita frequência ou com chuva quente pode retirar os óleos de proteção. Fique duas vezes ao dia com chuva morna.
  • Esfoliante com muita frequência: Esfoliantes químicos são eficazes, mas usá -los demais pode enfraquecer a barreira da sua pele e prejudicar seu microbioma. Siga as instruções do seu resultado e ouça sua pele quando ele exigir uma pausa.

“Um microbioma equilibrado é uma vez que um ecossistema auto-suficiente. Se você cuidar disso, cuida de você. ”

Abrace o ritmo procedente da sua pele

Modelo Isdin Skin

O microbioma não é somente um tópico de tendência – é uma secção precípuo do horizonte da pele. Pesquisas mostram que esse ecossistema microscópico é precípuo para revidar contra o estresse ambiental e idade muito universal.

Seu microbioma também reflete os cuidados e a atenção que você se dá. “Cuidar do seu microbioma está cuidando da sua pele por dentro”, compartilha Albert. Ao fazer escolhas pensativas sobre sua rotina de cuidados com a pele, dieta e estilo de vida, você nutre essa conexão invisível, Ajudando sua pele a permanecer possante, radiante e – o mais importante – saudável.


Referências:

  • Lee HJ, Kim M. Função da barreira da pele e o microbioma. Int j mol sci. 2022 28 de outubro; 23 (21): 13071. doi: 10.3390/ijms232113071. PMID: 36361857; PMCID: PMC9654002.
  • Staphylococcus epidermidis convidado contribui para a homeostase da barreira da pele, gerando ceramidas de proteção. Zheng Y, Hunt RL, Villaruz AE, Fisher El, Liu R, Liu Q, Cheung Gyc, Li M, Otto M. Micróbio do hospedeiro de células. 2022 1 de fevereiro: S1931-3128 (22) 00040-3. doi: 10.1016/j.chom.2022.01.004. Online antes da sentimento. PMID: 35123653.
  • Howard, B., Bascom, CC, Hu, P., Binder, RL, Fadayel, G., Huggins, TG,… & Isfort, RJ (2022). Alterações associadas ao envelhecimento no microbioma da pele humana adulta e nos fatores do hospedeiro que afetam a formação do microbioma da pele. Jornal de Dermatologia Investigativa, 142(7), 1934-1946.e21. https://doi.org/10.1016/j.jid.2021.11.029

Sem votos ainda.