Agonistas e diabetes GLP-1
Algumas pessoas com diabetes tipo 2 podem gerenciar sua exigência e atingir seus níveis escopo de glicose no sangue por meio de alimento saudável e ser fisicamente ativos, mas a maioria também precisa de insulina ou outros medicamentos para ajudar a diminuir a glicose no sangue para seus níveis -alvo.
Os primeiros médicos de medicamentos geralmente prescrevem para controlar a glicose no sangue, juntamente com hábitos saudáveis de estilo de vida, são metformina. Mas, para algumas pessoas, a metformina não funciona muito o suficiente para diminuir o açúcar no sangue, ou não é capaz de aceitá -lo por efeitos colaterais ou outros motivos.
Entre as categorias de outros medicamentos que reduzem a glicose para diabetes tipo 2 são agonistas do GLP-1, também conhecidos uma vez que agonistas do receptor peptídeo-1 do tipo glucagon, e esses medicamentos diferem na maneira uma vez que são administrados, incluindo um tablet vocal quotidiano, um quotidiano injeção, ou uma injeção semanal. Exemplos dos quais você deve ter ouvido falar para o gerenciamento de diabetes no Canadá são Semaglutide (Ozempic®, Rybelsus®), Dulaglutide (Trulicity®), Tirzepatide (Mounjaro®) ou Liraglutide (Victoza®). Existem também produtos agonistas do GLP-1 disponíveis no Canadá, projetados especificamente para perda de peso, incluindo Liraglutide (Saxenda®) e Semaglutide (Wegovy®).
Os agonistas do GLP-1 geralmente trabalham aumentando a resposta do seu corpo ao açúcar no sangue nos mantimentos que você come. Eles afetam dois hormônios criados em seu pâncreas. Eles aumentam a liberação de insulina (um hormônio que ajuda a diminuir a glicose no sangue, movendo -a para fora da fluente sanguínea e para as células para serem usadas para virilidade) e diminuem a liberação do glucagon (um hormônio que aumenta o açúcar no sangue). Esses medicamentos também diminuem o esvaziamento do estômago no tripa, para que você se sinta pleno por mais tempo, menos glicose é liberada dos mantimentos que você come e seu gosto é suprimido.
Os medicamentos nesta categoria ganharam muita atenção, devido ao seu efeito paralelo da perda de peso relativamente rápida. Algumas fontes reivindicam até 20% de perda de peso corporal por ano. Mas todos os medicamentos têm efeitos colaterais potenciais. Leia para saber mais.
Quem deve levar agonistas do GLP-1?
A decisão sobre quais medicamentos para diabetes é melhor para você depende de vários fatores, incluindo as leituras de glicose no sangue, seus sintomas e outros problemas de saúde que você pode ter.
Embora os agonistas do GLP-1 sejam geralmente considerados seguros e eficazes, eles não são adequados para todos. Seu médico pode recomendar um agonista do GLP-1 para você se:
- A metformina não está reduzindo o nível de glicose no sangue o suficiente ou se não é seguro usá -lo.
- Seu nível A1C é maior que o seu nível de orientação.
- Você não atingiu sua meta A1C (uma medida do nível médio de açúcar no sangue de três meses)
E você tem condições de saúde adicionais, uma vez que aterosclerose (um acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes da artéria), insuficiência cardíaca ou doença renal.
Benefícios e efeitos colaterais
Porquê todos os medicamentos, os agonistas do GLP-1 podem ter benefícios e efeitos colaterais. Além de ajudá -lo a gerenciar sua glicose no sangue, eles podem:
- Ajudá -lo a perder peso, o que pode ajudá -lo a gerenciar sua glicose no sangue
- Reduza o risco de doença cardíaca e doenças renais
- Abaixe sua pressão arterial
- Melhore os níveis de colesterol e triglicerídeos em seu sangue
- Melhorar a doença do fígado gordo
- Tardada a progressão da nefropatia relacionada ao diabetes (dano do tendão)
Quando você inicia a medicação ou a sua ração aumenta, os efeitos colaterais mais comuns são náusea, diarréia, constipação, dor abdominal ou vômito. Iniciar em uma ração baixa e aumentar lentamente pode ajudar com isso. Outros efeitos colaterais podem incluir tontura, dor de cabeça, indigestão e infecções. Alguns efeitos colaterais raros, mas graves, também são possíveis, uma vez que inflamação de seu pâncreas, mudanças de visão, hipoglicemia (ordinário açúcar no sangue), problemas renais, problemas da vesícula biliar, possíveis tumores tireoidianos ou reações alérgicas graves.
Tomar outros medicamentos para diabetes, juntamente com um agonista do GLP-1, pode aumentar o risco de hipoglicemia. É importante entender que os efeitos da perda de peso geralmente são sustentados exclusivamente ao tomar a medicação, e o peso pode retornar quando o medicamento é interrompido.
Ao tomar um agonista do GLP-1, você deve ver seu médico regularmente para determinar o quão muito o medicamento está funcionando. Você também deve entrar em contato com seu provedor se você:
- Desenvolver sintomas incômodos
- Não pense que está funcionando para gerenciar seu diabetes
- Estão pensando em parar a medicação
- Fique prenha ou está pensando em engravidar
Os medicamentos agonistas do GLP-1 são certos para você?
Gerenciar o diabetes não é um projecto único. O tratamento variará de pessoa para pessoa, dependendo de muitos fatores. Se você está pensando em um medicamento agonista do GLP-1, uma vez que o Ozempic, convém discutir o seguinte com sua equipe de saúde:
- Quão perto estou de perceber minha meta A1C? Um agonista do GLP-1 poderia me ajudar a atingir esse objetivo?
- Porquê um agonista do GLP-1 difere dos medicamentos que estou tomando para gerenciar meu diabetes?
- Que tipo de benefícios e efeitos colaterais posso esperar?
- Qual forma de dosagem é certa para mim? Injeção ou comprimidos? Semanalmente ou diariamente?
- Estou enroupado de um projecto de seguro provincial ou privado para esse tipo de medicamento?
Se você tiver alguma incerteza sobre uma vez que gerenciar seu diabetes ou sobre qualquer um dos medicamentos que você toma, seus farmacêuticos de Londres estão disponíveis para guiá -lo.